AICEP

Destaques HomepageEducação corporativa de portas abertas

Educação corporativa de portas abertas

Nova sede da Universidade dos Correios marca retomada dos investimentos em inovação e desenvolvimento dos profissionais da estatal

Com investimento de R$ 10 milhões, Universidade passará a centralizar as atividades de treinamento e capacitação dos Correios. Foto: Shizuo Alves/Mcom

Somos uma empresa formada pela união de pessoas que tem sede de conhecimento, inovação e vontade de ir cada vez mais longe. A inauguração da nova sede da Universidade Corporativa dos Correios (UniCorreios), nesta terça-feira (17), em Brasília (DF), marca a reafirmação do nosso compromisso em potencializar a cultura da aprendizagem e a capacitação de talentos, de forma contínua.

Com investimento de R$ 10 milhões, a estrutura da Universidade passará a centralizar, em um espaço organizacional único e integrado, as nossas atividades de treinamento e capacitação. São mais de 3,7 mil metros quadrados, distribuídos em cinco pavimentos que abrigam salas de aula, laboratórios de informática, auditório, sala de produção de videoaulas e biblioteca.

Na vanguarda da tecnologia do setor postal e logístico do Brasil, os Correios sempre foram uma empresa formadora de conhecimento. A antiga Escola Superior de Administração Postal (ESAP), em 1978, já tinha como uma de suas prioridades a formação de líderes e o treinamento de profissionais da empresa. Deste embrião, nasceu, em 2001, a Universidade Corporativa dos Correios, que passa a unificar as ações educacionais da empresa.

Nos últimos anos, no entanto, como reflexo do próprio momento da empresa, que passou por desinvestimentos, a Universidade dos Correios diminuiu de tamanho, chegando a interromper as atividades da sua antiga sede. Esta inauguração, portanto, simboliza mais que uma retomada da nossa educação corporativa: é um marco da reconstrução dos Correios.

A nova Universidade é um pilar estratégico para fortalecer a empresa. Por meio da educação continuada, mostramos o quanto confiamos no talento e na capacidade do nosso time. Esse reconhecimento se reflete diretamente na qualidade dos serviços que oferecemos à população, consolidando a imagem dos Correios como empresa pública eficiente”, destaca o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.

Para a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, a reabertura da Universidade dos Correios é um passo importante na construção de um futuro mais inclusivo e conectado para o Brasil. “Além de ser um espaço de aprendizado técnico, a Universidade dos Correios é um centro de excelência que fomentará a inovação, demonstrando que é possível combinar eficiência, modernização e compromisso social”, destacou Faustino.

Reconhecimento do MEC

Além da nova sede, a Universidade acaba de receber o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para ministrar cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade presencial e à distância. O termo que oficializa o credenciamento junto ao MEC foi assinado durante o evento de inauguração, nesta terça-feira (17).

A primeira pós-graduação oferecida pela Universidade será em Gestão de Negócios. “Credenciar este curso que, certamente, será o primeiro de vários, nos traz muita alegria e segurança de que estamos dando autorização à uma das maiores empresas de logística do mundo. Os Correios são uma instituição pública do povo brasileiro e que continuará sendo do povo brasileiro”, afirmou o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini Rosa.

Carteiro pode ser doutor

O programa “Primeira Graduação” é outra iniciativa inédita, implementada no início deste ano, que oferece bolsas de estudos para que profissionais de nível médio possam cursar a faculdade de sua escolha. Além de garantir paridade de gênero, 70% dos empregados contemplados com a bolsa são negros.

Somada a essas ações, a nova Universidade dos Correios é um marco de reconhecimento ao valor das empregadas e empregados dos Correios, que tornam esta empresa símbolo de confiança e de integração para o Brasil.

Correios Brasil

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.