AICEP

Mundo das ComunicaçõesFórum lusófono debate IA e inclusão digital em Cabo Verde

Fórum lusófono debate IA e inclusão digital em Cabo Verde

Acreditamos que, com a combinação certa de tecnologia, infraestrutura e parcerias, podemos construir um futuro mais conectado e eficiente para todas as empresas brasileiras

O setor de telecomunicações B2B no Brasil atravessa uma transformação significativa, impulsionada por avanços tecnológicos, mudanças regulatórias e uma demanda crescente por conectividade robusta e soluções inovadoras. Como executivo que tem acompanhado de perto essa evolução, vejo um cenário repleto de desafios e oportunidades que moldarão o futuro do nosso mercado.

A chegada do 5G no Brasil representa um marco crucial para o setor de telecomunicações. Com a promessa de velocidades ultra-rápidas e latências menores e aumento de capilaridade, o 5G não apenas transforma a maneira como nos conectamos, mas também possibilita o crescimento de dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Para empresas B2B, isso significa a oportunidade de desenvolver soluções mais inteligentes e eficientes, como a aceleração de Redes Privativas, onde em vez de investimento nos tradicionais HotSpots com roteadores wireless, se crie uma rede de telecom móvel, com uso predominante de dados (Comunicação M2M – Machine to Machine). Isso pode ser aplicado nos mais diversos setores, desde a manufatura, saúde, serviços e o agronegócio. Estima-se que o mercado global de IoT atinja US$ 1,1 trilião até 2025, com a América Latina contribuindo significativamente para esse crescimento, segundo dados da consultoria IDC.

Mundo lusíada

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.